segunda-feira, 23 de maio de 2011

" DICAS BÁSICAS PARA AS PROFESSORAS DE DANÇA DO VENTRE"

Dança do ventre dá barriga?

Essa talvez seja uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é dança do ventre. Quando essa dança chegou aos meios de comunicação brasileiros, há cerca de 25-30 anos atrás, os padrões de beleza eram outros. E em especial o padrão de beleza das mulheres árabes que apresentaram essa dança ao grande público, na época. Assim, no imaginário popular, a bailarina de dança do ventre geralmente é uma mulher mais gordinha. Barriga é resultado de má postura e má alimentação, e não conseqüência da prática da dança do ventre.

• Em quanto tempo estarei dançando?

Já na primeira aula, toda a aluna dança - mesmo aquela que sinta muita dificuldade. Porém no que se refere à realidade da aluna estar se apresentando – amadora, ou profissionalmente – é praticamente impossível estipular um tempo de aprendizado padrão. Os fatores que determinam a velocidade do processo de aprendizado da aluna, são seu envolvimento e dedicação. Porém, sabemos da ansiedade absolutamente normal de quando começamos a dançar. Assim, podemos dizer, de maneira muito generalizada, que em cerca de 1 ano a 1 ano e meio, uma aluna com um tempo de aprendizado dentro da média, já está dançando - reproduzindo coreografias ou já começando a criar suas próprias.

• Quem pode praticar Dança do Ventre?

Mulheres a partir da adolescência até a terceira idade. Não é necessário conhecimento prévio em dança.

• A Dança do Ventre tem contra-indicações?

É claro que não podemos generalizar a prática de uma atividade como não sendo prejudicial a todos os tipos de corpos e pessoas – para tanto é sempre necessária uma avaliação de profissional da área da saúde. No entanto, a Dança do Ventre é uma prática de baixo impacto, que respeita o ritmo de aprendizado individual e limites da aluna, sejam eles físicos ou emocionais.

• É verdade que a dança do ventre melhora os sintomas da TPM, das cólicas menstruais, assim como auxilia no tratamento de disfunções sexuais?

Inúmeros benefícios são atribuídos à prática dessa dança. No entanto, não conheço nenhum estudo científico que prove esse tipo de benefício, como também não são esses os focos de trabalho do Estúdio. O que acontece é que as mulheres geralmente sentem inúmeras mudanças no próprio corpo e em seu comportamento, a partir do aprendizado da dança do ventre. Porém, todas essas alterações são muito subjetivas e, essencialmente, pessoais. Quanto ao trabalho oferecido pelo Estúdio, está comprometido com o ensino de qualidade de dança do ventre e com o bem estar da aluna no período de aula.

• O Estúdio oferece certificado às alunas?
Sim. Quando a aluna é orientada a mudar de nível, a professora e o Estúdio irão lhe entregar um certificado, que atesta a conclusão de determinado nível. O mesmo acontece quando da realização de workshops.


• O certificado de nível avançado me possibilita dar aulas de dança do ventre?

Não. Os certificados dos diferentes níveis não servem como um documento ou título que transformam a aluna em professora - com exceção de cursos ou workshops cujos temas sejam a formação profissional e/ou a formação de professoras de dança do ventre. Do contrário, os certificados tem muito mais a função de incentivar a continuidade do processo de aprendizado, assim como registrar o esforço e empenho pessoal de cada aluna.

• O Estúdio oferece festas periódicas às alunas?
O Estúdio realiza festas e apresentações com o intuito de incentivar as alunas a praticarem o que aprendem em sala de aula. Porém, esses eventos não tem periodicidade certa, e tão pouco são de participação obrigatória; mas sim, são uma possibilidade de confraternização e realização pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.