segunda-feira, 16 de maio de 2011

"SHANTALA PARA BEBÊS"

Shantala - Massagem para bebês: FormaçãO Massagem da criança pela mãe ou pai.
Shantala é uma técnica de massagem desenvolvida por Frédérick Leboyer que consiste na constante massagem da criança pela mãe ou pai.

A Shantala tem orígem na índia, onde a prática da massagem da mãe no seu bebé faz parte da rotina. Por ser tão comum, o nome Shantala só passou a ser utilizado quando o médico Frédérick Leboyer passou a divulgá-la.

Leboyer estava de passagem pela Índia quando viu uma mulher a massajar o seu bebé. Ele ficou tão encantado com aquela prática que pediu a essa mãe para fotografá-la. O nome da mãe era Shantala e em homenagem a essa mãe, Leboyer deu o nome desta técnica de massagem em bebés de Shantala. Ele fotografou toda a sequência da massagem e escreveu o seu livro: SHANTALA, massagem para bebés: uma arte tradicional.

A prática da Shantala é simples e traz inúmeros benefícios tanto para o bebé quanto para a mãe ou pai. O estreitamento do vínculo MAE-FILHO ou PAI-FILHO faz com que a criança se sinta amada e por isso tranquila. Há resultados benéficos também nos aspectos físicos do bebé, pois a massagem estimula a circulação sanguínea e melhora a comunicação nervosa. Ela deve ser feita de forma suave, em ambiente tranquilo e deve ser seguida de um banho relaxante.

BIBLIOGRAFIA: LEBOYER, F. Shantala, Massagem para bebés: uma arte tradicional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.