terça-feira, 3 de maio de 2011

"ESTILOS DE DANÇA"

- Dança Clássica ou tradicional: Neste tipo de dança há uma preocupação excessiva quanto a execução dos movimentos dentro de um "eixo posturas" (boa forma, aproximação da perfeição), numa contagem de tempo preciso, que pode ser par (4 ou 8 tempos) ou ímpar (5, 9 tempos, etc). Nessa dança a dançarina tem a oportunidade de apresentar seu amplo conhecimento da dança, pois as músicas costumam ser bem longa, com muitas variações de ritmos. Os movimentos estão presentes nos quadris; no tronco; nos braços; mãos e na cabeça.

- Dança Popular: É a Dança do Ventre passada de mãe para filha. Trata-se de uma dança mais descontraída, sem "tanta, embora exista, preocupação técnica. É uma dança do povo, por isso é popular. A música para execução dessa dança costuma ser mais homogênea, não contendo tantas variações sua contagem de tempo geralmente se dá aos pares. Esta dança também é conhecida como Báladi, que, em árabe, significa" meu povo "e também se trata de um nome de um ritmo musical muito usado para esta dança.

Dança Folclórica: São aquelas danças que contém a história de um povo, portanto apresenta variações de acordo com a região em que tal dança é executada. Estas danças não se restringem ás mulheres, há danças folclóricas masculinas, com o Tahtib (dança do Bastão) e há danças mescladas com homens e mulheres como é o caso do Dabke (dança tradicional da família árabe) e o Said com bastão, que pode ser executado entre homens e mulheres ou separadamente. Geralmente estas danças são acompanhadas por adereços, tais como: bengala; jarro; túnica; pandeiro; espada; 7 véus; entre outros.


- Dança Moderna: Trata-se de uma tendência atual dentro da dança do ventre. Chamamos de dança moderna quando a dança passa a ser acompanhada por movimentos de outras danças, tais como: Jazz; Ballet; Flamenco; Dança Indiana; etc.

No decorrer de nosso aprendizado acerca da Dança do Ventre, passaremos por todos esses estilos, resgatando as raízes da dança com o estilo clássico, tentando nos aproximar do cotidiano deste povo através das danças populares e folclóricas e, buscando inovações na dança através de seu estilo moderno.

"Classificação das Turmas"

No espaço de danças, as turmas são classificadas pelo nível de aprendizado (iniciante, básico, intermediário, avançado) e pelos estilos, permitindo que a aluna aprofunde seus conhecimentos tanto técnicos como culturais e artísticos.
Para aquelas que querem conhecer um pouco de todos os estilos, temos a turma "Mix", que dá uma "pincelada" em todos os estilos permitindo que a aluna desenvolva uma gama variada de movimentos.

- Filosofia Oriental: O Objetivo de se estudar filosofia oriental árabe é o desenvolvimento das capacidades pessoais e o autoconhecimento, utilizando a dança do ventre como um recurso que vai além da movimentação corporal ou entretenimento. As aulas acontecem uma vez por mês, aos Domingos com carga horária de 3 horas aula.(COM CERTIFICADO)

Yoga : A Yoga é uma técnica indiana que visa a disciplina do corpo através da união do plexo lunar ao plexo solar por meio de exercícios físicos intensos, relaxamento, controle respiratório e meditação. Trata-se de um poderoso instrumento auxiliar no tratamento de doenças, com eficácia comprovada por estudos acadêmicos. Ela é recomendada a pessoas de todas as idades, de ambos os sexos, mesmo que tenham problemas de saúde.

Todos os cursos aqui apresentados são organizados e desenvolvidos por SARAH SAEEDA ZAR, num ambiente tranqüilo, familiar e totalmente feminino.
Nosso espaço dispõe de horários flexivéis de Terça a sábado.
Consulte-nos e veja a melhor opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.